E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Dicas

 
Saiba escolher seu saco de dormir

 Um saco de dormir é um daqueles itens onde você desperdiça dinheiro, se não souber o que está procurando. Existem três principais características para sacos de dormir: classificação por temperatura, material isolante e forma.

Sobre a classificação por temperatura, pode-se dizer qual a faixa de conforto que ele proporciona, mas as firmas produtoras de sacos de dormir ainda não estabeleceram um padrão universal para essa classificação. Cada produtor coloca a classificação que ele acha correto. Um saco de dormir usado para 3 estações, de +5º a +25ºgraus C, será um bom começo. Ele manterá você aquecido nas noites frias, e não o fará derreter nas noites quentes de verão.

Agora que você já sabre sobre a quentura do saco de dormir, não quer saber o quê faz ele quente? Há dois materiais principais, plumas e sintético. Plumas é o que tem sido usado desde que os sacos de dormir foram criados. É provavelmente o material mais quente para o seu peso e muito bem compactado quando colocado num saco. Mas se for molhado, perde a característica do calor. É aí onde entra o sintético. Esses novos materiais são quase tão quentes como o plumas e compactam quase tanto quanto. O bom dos sintéticos, entretanto, é se são molhados, então serão ainda quentes.

A forma faz uma grande diferença nos sacos de dormir. As duas formas, múmia e retangular, ambas têm suas vantagens. Se você for carregá-lo na mochila, então deverá usar o saco múmia. Esses sacos têm um formato afunilado, estreitando em direção aos pés. Neste tipo de saco, o zíper geralmente fica diante do peito e não é muito longo. Seu capuz possui cordões de ajuste que o cerram em torno de sua face e apenas seu rosto fica de fora (exatamente como uma múmia com sua máscara mortuária, daí o nome). Isto tudo torna o acesso um pouco mais complicado (um súbito desarranjo intestinal, à noite, é algo realmente tragicômico...).

Entretanto, já estão sendo vendidos sacos do tipo sarcófago com zíper lateral o que resolve, ao menos, o problema do desarranjo intestinal!

Essa forma justa o mantém mais quente, pois há menos ar para aquecer dentro do saco. Por outro lado, fica-se muito mais tolhido num saco deste tipo. Apropriado para temperaturas de -3Cº a +20C°.

Os sacos retangulares são geralmente maiores, volumosos e pesados. Não são tão quentes como as múmias, pois não se ajustam às formas do corpo. Possuem um zíper fechando um dos lados maiores e o lado junto aos pés. Assim, com o zíper todo aberto, este saco de dormir pode ser usado como um cobertor comum. Alguns modelos possuem um capuz, caso você queira bivacar (dormir ao relento). Agora, se você for acampar de carro, então são recomendados, porque eliminam o uso do cobertor.

Fonte: http://www.namastenatureza.com.br/po/dicas/saco.htm

 

 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org