E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Informativos

 
Resenha Circuito Caravaggio

 Por : Antônio Falcão

RESENHA DO CIRCUITO CARAVAGGIO

 Nosso último evento foi na região de Santa Teresa, no Circuito Caravaggio que se fica próximo a rodovia de liga Santa Teresa  a Itarana. O circuito foi batizado com este nome em homenagem Virgem do Caravaggio, que conta com grande número de devotos na Itália nacionalidade do contingente de imigrantes que escolheu este pedacinho do Espírito Santo para viver.

A região possui  grande variedade de  restaurantes e pousadas que se dedicam ao turismo rural . No percurso, encontramos algumas vinícolas artesanais.

Foram 40 andarilhos que como sempre  fizeram a maior algazarra nos momentos que  precedem as nossas caminhadas Num dia com clima  quente a abafado já era perceptível a animação e alto astral dos participantes mesmo antes da partida.. Estes momentos são a recompensa ideal para nós que dedicamos tantas horas e energia na organização destes eventos

Após a preleção, fotos e aquecimento e saudação aos novatos, o grupo partiu para uma das melhores caminhadas do ano. O caminho inicia com uma forte subida com terreno calçado em paralelepípedos, que aos poucos diminui a inclinação e temos um caminho plano, margeado com muita vegetação.

A Casa dos Espumantes é a primeira atração do caminho. Trata-se de uma vinícola artesanal que produz deliciosos espumantes a partir da uva Isabel, que se adaptou perfeitamente ao clima de montanha. Logo adiante nosso primeiro ponto de apoio, com muita fruta, água doces ideais para um descanso,

O caminho prossegue cada vez mais belo e num pequeno desvio de rota, chegamos a Rampa de Vôo Livre de Santa Teresa. Com um acesso calçado de paralelepípedos, a rampa tem 920  metros de altitude e possui uma vista espetacular do Vale do Canaã. Foi muito bom apreciar a vista do vale com as decolagens dos parapentes coloridos  local de muitas fotos, como podem ver nas galerias do site.

Num trecho em declive surge numa curva do caminho a centenária Capela Nossa Senhora do Caravaggio, situada na encosta de uma das centenas de montanhas que formam o vale. Atrás da Capela existe um mirante de onde podemos ter outra visão do Vale do Canaã.

E no segundo ponto de apoio, no Sítio das Águas, pudemos ver mais uma atração do Caminho, o Sítio das Águas, uma propriedade cercada por lagos. Ao lado, uma pequena praça em ruínas com direito a bancos e tudo mais, Em meio ao abandono do local  um “tronco de braços abertos” foi palco de uma divertida seção de fotos.

O caminho a partir daí é feito por uma trilha em subida acentuada e estreita, porém bastante sombreada e vai até a entrada do Sítio Canaã, onde foi montado o terceiro apoio,

Deste ponto, voltamos cerca de quatro quilômetros em direção ao ponto de partida, com parada obrigatória na Casa dos espumantes para degustação e aquisição dos espumantes artesanais.

Fim do caminho, sob sol forte onde as vans nos aguardavam para nos conduzir ao restaurante Antônio no centro de Santa Teresa.

O almoço delicioso transcorreu num clima de pura animação para fecharmos este dia com chave de ouro.

Para encerrar, gostaria de agradecer ao amigo Alexandre Croce  pela indicação e marcação do caminho. Aos demais pelo clima de amizade e descontração que reinaram ao longo do dia. E aos novatos, as boas vindas e o convite para se integrarem de vez a família Andarilhos.

 

Espero estar com todos novamente no dia 22 de novembro no caminho de Rocamadour a Parajú,

 

Grande abraço a todos.

 

 

 

 

 
 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org