E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Informativos

 
RESENHA Caminho da Cascata

 Por : Antônio Falcão

RESENHA CAMINHO DA CASCATA

 Nossa ultima caminhada, realizada no dia 15 de maio  foi entre os municípios de Santa Leopoldina e Domingos Martins, numa região muito bela em que vários caminhos se cruzam.

O trecho escolhido, entre Rio das Farinhas e Cascata do Galo , embora no geral bem desmatado, possui muitos atrativos e cativou os 40 participantes que aceitaram o convite e se juntaram a nós neste evento.

 A grande distância da capital fez com que, fugindo um pouco dos horários de costume, tivéssemos o início da caminhada as 8: 45h, após um animado café da manhã em Santa Leopoldina. Estes momentos foram indícios do que seria a integração do grupo durante todo dia.

 O briefing no ponto de partida com esclarecimentos sobre o caminho e aquecimento, se deu ao lado do Posto de Saúde de Rio das Farinhas. No local existe um grande   jambeiro em plena floração, deixando o solo ao redor com uma coloração rósea das flores  que caem da imensa árvore.

 Após a seção de fotos em frente ao Jambeiro , o grupo partiu animado para cumprir os 18,5 Km que nos separaram da Cascata do Galo, num dia nublado,  com brisa suave e temperatura agradável. Nestas condições o grau de dificuldade foi rebaixado, passando a ter nível fácil, sendo unanimidade entre os participantes, inclusive novatos.

 Logo no início o andarilho pode constatar os estragos que a longa estiagem vem fazendo em nosso estado: O solo ressecado com muita poeira, equipamentos de irrigação desativados, plantações abandonadas e o verde das árvores e matas que resistem é opaco e sem brilho. Esta situação porém valoriza o colorido dos ipês e jambeiros floridos que existem nas margens, mostrando a reação da natureza aos rigores do clima.

 E o grupo que partiu em bloco aos poucos foi  se dispersando em função do ritmo de cada um, encontrando-se no primeiro apoio, com cerca de 5 km de caminhada.

 E após este apoio  temos muitos trechos, embora  curtos, de mata fechada garantindo uma similaridade com o Caminho Túnel Verde que fizemos este ano. É sempre bom atravessar estes oásis verdes, bastante valorizados pelo visual e a sombra reparadora em dias de sol forte.

 O tempo seguia nublado, chegando a ficar fechado e com nuvens escuras, com real ameaça de chuva, que veio em forma de garoa muito fina e sequer dispersou o pó da estrada.

 Belas propriedades se espalham na beira do caminho, até atingirmos mais um ponto de apoio, montado na descida que antecede uma venda, batizada de Carrefour onde os andarilhos fizeram uma breve parada para apreciar uma cerveja gelada e descansar um pouco.

 E entre flores e secas, mais um ponto de apoio antes do trecho final, que possui cerca de 1 km de estrada pavimentada até a bela Cascata do Galo, nosso destino do dia.

 A Cascata d Galo fica a 10 km da sede de Domingos Martins. É um dos principais atrativos turísticos do município. A beleza da cachoeira é tamanha que a região denominou um circuito turístico de "Circuito do Galo". Porém com a seca que assola nosso estado, está reduzida a um filete de água sem contudo perder a sua majestade

Nossa confraternização foi no Bar do Édio, situado exatamente em frente a Cascata. Local muito agradável e amplo  que reuniu condições ideais para que a turma ficasse a vontade durante o almoço.

 Antes do retorno  a Vitória, o grupo se deslocou em bloco para a base da cascata afim de fazer a foto de encerramento com a bandeira do nosso grupo Andarilhos em primeiro plano. Foto sensacional que ilustrou bem o clima descontraído de mais este domingo de caminhada.

 Agradeço a todos pela amável companhia e convido aos que vieram pela primeira vez a se juntarem a essa grande família chamada Andarilhos.org

 

Grande abraço e até  próxima

 

 

 
 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org