E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Informativos

 
Resenha de Rocamadour a Paraju

  RESENHA DE ROCAMADOUR A PARAJU 2018

Por : Antônio Falcão

Este caminho foi batizado com este nome em função da pousada homônima que originalmente era o local de encerramento pois o caminho era de Paraju até lá.

O nome deriva de Roc Amator  (amante das rochas em francês) nacionalidade do antigo proprietário. Rocamadour situa se no município de Marechal Floriano  e  Parajú, em  Domingos Martins.

 A semana que antecedeu a caminhada foi de forte calor, condição atípica para este início de primavera e apontava possibilidade de chuva no domingo. A  madrugada chuvosa não desanimou os andarilhos que se postaram nos horários previamente estabelecidos pelo responsável do transporte, demonstrando uma animação ímpar.

 Após uma viagem bem tranquila, o grupo fez uma rápida parada para desjejum no Posto do Café, ponto tradicional de parada em toda caminhada nesta região.

 Do posto ao ponto de partida, no Km 65 da BR 262, são apenas sete quilômetros e em pouco tempo já estávamos numa descida que marca o início do caminho.

Após as saudações de praxe,  com as orientações sobre o caminho e a interminável sessão de fotos, foi dada a partida para muitos quilômetros de pura descontração.

É importante destacar as condições climáticas com tempo nublado, temperatura amena e início em forte declive, que motivou ainda mais o contingente de 40 andarilhos.

 A alternância de belas propriedades e suas culturas de hortaliças, com trechos de   matas nativas dão um toque bastante agradável ao caminho. A cada passo é possível apreciar a  rotina dos sitiantes,  em sua  lida nas  plantações em pleno domingo.

 A presença de fragmentos da mata nativa, são  testemunho vivo do que foi a região antes da ocupação desordenada do solo.

 Além da sombra, a mata proporciona um espetáculo de cores, com destaque para as  quaresmeiras com floração em tom rosáceo e o prateado das embaúbas, contrastando com o verde das folhas. Os cursos d água,  presentes nas margens do caminho, dão uma  agradável sensação de paz com o seu som característico.

 E ao lado de uma destas propriedades, foi posicionado o primeiro ponto de apoio, oportunidade para descanso, saborear as frutas e doces, reabastecer os squeezers e reagrupar os andarilhos.

 Nos quilômetros seguintes, o relevo alterna  subidas e descidas, com trechos  planos e descampados e grande variedade de árvores até chegarmos ao segundo apoio.

.

 Na sequência a passagem por Ato Paraju,  comunidade típica do interior onde não pode faltar as vendas botecos e a Igreja. Na passagem foi muito bom interagir com os habitantes em rápidas conversas sobre a origem, o destino e os objetivos da caminhada..

 O último ponto de apoio foi na saída de Alto Paraju, montado estrategicamente no ponto que antecede o trecho de maior dificuldade deste roteiro: uma longa subida de cerca de 2 quilômetros.

 A recompensa desta longa subida é a visão que se tem dos vales e propriedades no entorno.

E logo que se chega no ponto mais alto, descemos tudo novamente até atingir uma estradinha asfaltada onde nossas Vas se posicionaram para nos conduzir  ao Restaurante Cori apar o almoço de confraternização.

Mas para surpresa de nossos amigos da Top Tour , os andarilhos optaram por percorrer mais três quilômetros  do trecho asfaltado, cujo grau de dificuldade foi reduzido em função do clima agradável.

 A descontração de todos durante o almoço resumiu bem o abiente de camaradagem entre os participantes, que mesmo com o cansaço natural após caminhar 21 km eram de sorrisos, elogios e planos para a próxima caminhada.

Para encerrar, deixo aqui meu agradecimento a todos por compartilharem comigo suas experiências, dúvidas e sugestões de roteiro.

Agradecimento especial aos  que estiveram conosco pela primeira aos quais reitero o convite para que se tornem membros ativos  desta família chamada Grupo Andarilhos.

 Espero  revê-los no dia 21 de outubro, na caminhada Rio da Montanha.

 

Fiquem com meu abraço fraterno,

 

 

 

 

 
 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org