E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Informativos

 
Resenha do Caminho da Confraternizao

 

RESENHA CAMINHO DA CONFRATERNIZAÇÃO 2018

 Por : Antônio Falcão

Como sempre desde os primórdios do Grupo Andarilhos, nossa última caminhada do ano é reservada para confraternização e comemoração do  sucesso de tantos caminhos dentro e fora do ES. Por se tratar de celebração, priorizamos a festa sem abrir mão de um caminho, mesmo que curto.

Neste ano escolhemos um trecho praiano de apenas 11 Km entre as praias de Santa Cruz e Mar Azul em Aracruz, sendo a confraternização na casa de praia de nosso amigo de tantos caminhos Alvimar Costa

Assim como no ano anterior, a semana que antecedeu este evento foi de grande precipitação pluviométrica sendo que na véspera a chuva caiu sem parar o dia todo. Estas condições metereológicas, geraram a famosa dúvida se a caminhada seria mantida mesmo com todo dilúvio.

Mas a sorte estava do nosso lado e o domingo amanheceu nublado com ventos mas sem chuva. E foi melhorando ao longo do dia o que nos garantiu uma caminhada perfeita.

Retardamos o horário de partida para que todo caminho fosse percorrido com a maré  baixa, areia solada, e praia deserta, deixando para nós o protagonismo  da ocupação da orla.

Sendo assim, o contingente de 50  andarilhos se reuniu no Cais do Clube da Orla em Santa Cruz  para início das atividades.

A animação da turma, mesmo com ameaça de chuva era total, dando uma prévia de como seria nosso dia. E neste clima descontraído fizemos a preleção, a saudação aos amigos e a interminável e divertida sessão de fotos antes de começar efetivamente a caminhada.

A areia solada e úmida proporcionou uma caminhada tranquila sem maiores esforços. Com poucos banhistas na praia  a longa fila de andarilhos foi uma atração a parte, chamando a atenção de quem foi a praia acreditando num domingo de sol.

A passagem pela praia de Coqueiral com grande número de recifes e corais, restinga e muitos coqueiros que aliados a maré vazante revela belezas ocultas deste ecossistema com tantos caramujos e algas, além das raízes de árvores que desafiam o mar.

E na sequência grandes castanheiras e restinga de verde em variados tons encantam o andarilho.

Na Praia dos Padres um animadíssimo ponto de apoio reforçou ainda mais o clima de alegria e descontração de um verdadeiro passeio,

Meio caminho andado e como não teríamos mais ponto de apoio, a massa de andarilhos foi se dividindo em  blocos menores  .

E não muito distante dali, eis que chegamos na Praia de Mar Azul onde Alvimar e sua família nos receberam  e nosso  churrasqueiro Batista já estava a todo vapor.

A casa tem espaço de sobra para abrigar a turma com área coberta de varanda e amplo gramado.

A animação este ano veio pela voz e violão de nossa amiga Solange Mateus que agitou a galera conclamando os “cantores” a mostrarem seus dotes. Muito divertido !!

Como não podia faltar fizemos o agradecimento por tudo que passamos neste ano e de maneira simbólica, saudamos os aniversariantes com bolo e muita cantoria.

 Antes de encerrar, quero ressaltar a importância das pessoas que valorizaram muito nosso trabalho para difundir as caminhadas em nosso estado.

 Tivemos a presença de andarilhos que desde o início, no longínquo ando de 2004 e também da dupla Sebastião e Izilda de Campinas, que conhecemos no Monte Roraima em 2013 e nunca mais nos deixaram.

Neste ano acolhemos  inúmeros novatos, que trouxeram outros , e deste modo que assim promoveram uma saudável renovação no grupo..

O caminho da Confraternização resumiu num único evento os ingredientes que fazem o sucesso de uma caminhada: Tempo Bom, caminho ótimo e pessoas maravilhosas.

 Obrigado a todos pela amável companhia e ao casal Alvimar e Sidmeia pela acolhida em sua casa

 Espero contar com vocês no próximo ano onde no dia 19 de janeiro de 2019, quando faremos o caminho “Pegadas na Areia”  – trecho entre Nova Almeida e Manguinhos, e dar início as comemorações do Sexagésimo aniversario deste resenhista. 

Grande abraço!! 

 

 
 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org