E-mail:   Senha:

 

Esqueceu sua senha?

Home Quem Somos Caminhadas Fotos Informativos Dicas Links Contato

Informativos

 
Resenha do Caminho de Caravaggio

 

RESENHA DO CIRCUITO CARAVAGGIO 2019

 Por : Antônio Falcão

No dia 25 de agosto estivemos mais uma vez em Santa Teresa para percorrer o, no Circuito Caravaggio.

O circuito foi batizado com este nome em homenagem Virgem do Caravaggio, que conta com grande número de devotos na Itália  nacionalidade do contingente de imigrantes que  encontrou na região condições ideais de clima e relevo par se estabelecerem,.

O caminho abriga um grande número de  restaurantes e pousadas, vinicolae e recentemente cervejarias artesanais..

Contamos com a participação de 35 andarilhos que se reuniram bem cedo na Padaria Laélia para o café da manhã, momento como sempre, oportuno para reencontros e e integração dos novatos,

O dia amanheceu com tempo nublado de frio, mas felizmente sem chuva, condições climáticas ideais para uma boa caminhada.

Após o café , novo embarque nas Vans em direção a Pousada Caravaggio, nosso ponto de partida,

E em plena via pública fizemos uma rápida preleção com informações sobre o percurso, cuidados com a segurança, sessão de  fotos e saudação aos novatos.

E finalmente o grupo partiu para uma caminhadas seletiva e divertida, sendo uma das melhores de nosso portifólio.

O caminho inicia com uma forte subida com terreno calçado em paralelepípedos, que aos poucos diminui a inclinação alternando para um terreno mais plano tratado com uma fina cobertura asfáltica que favorece o tráfego de veículos mas penaliza um pouco quem caminha. Mas é um trecho bem bonito e, margeado com muita vegetação.

As obras de uma nova indústria de cerveja, chamam a atenção nesta porção inicial pela sua grandiosidade, sendo esta uma nova tendência do mercado que a cada dia oferece uma grande variedade de cervejas artesanais. E logo a seguir temos a Casa dos Espumantes, uma vinícola artesanal que produz deliciosos espumantes a partir da uva Isabel, que se adaptou perfeitamente ao clima de montanha. Logo adiante nosso primeiro ponto de apoio, com muita fruta, água doces ideais para um descanso,

O caminho prossegue cada vez mais belo e num pequeno desvio de rota, chegamos a Rampa de Vôo Livre de Santa Teresa, que para nossa surpresa, é cobrado uma taxa para acesso. É um trecho curto com cerca de 400 metros sendo o topo com 920  metros de altitude,

Lá de cima temos uma vista espetacular do Vale do Canaã sendo que a turma abusou nos cliques fotográficos com inúmeras poses.

De volta ao caminho, temos um longo trecho em declive, onde se destaca a centenária Capela Nossa Senhora do Caravaggio, com um mirante de onde podemos ter outra visão do Vale do Canaã.

E no segundo ponto de apoio, ao lado do Sítio Projeto Rural uma propriedade cercada por lagos e belas edificações. Ao lado, uma pequena praça com paisagismo impecável.

O caminho a partir daí é feito por uma trilha em subida acentuada e estreita, porém bastante sombreada e vai até a entrada do Sítio Canaã,sendo que um pouco adiante montamos o terceiro e último ponto de apoio.

 Deste ponto, voltamos cerca de três  quilômetros em direção ao ponto de partida, com parada obrigatória na Casa dos espumantes para degustação e aquisição dos espumantes artesanais.

Fim do caminho, com tempo mais fechado e vento frio e ameaça de chuva que felizmente não veio. Com este clima, todos foram se acomodando nas vans em direção ao restaurante Antônio no centro de Santa Teresa.

O local a esta hora já estava quase vazio, nos deixando bem a vontade para degustar um almoço delicioso num clima de pura animação para fecharmos este dia com chave de ouro.

Para encerrar, agradeço a todos pelo clima de amizade e descontração que reinaram ao longo do dia. E aos novatos, as boas vindas e o convite para se integrarem de vez a família Andarilhos.

Tenham a certeza de que estes momentos são de grande valia para nós que os interpretamos com a recompensa para nós que dedicamos tantas horas e energia na organização destes eventos

 Espero estar com todos novamente no dia 08 de setembro para fazer percorrermos a Volta da Ilha de Vitória.

 

Grande abraço a todos.

 

 

 

 
 
< Voltar
 
 

Copyright - Todos os direitos reservados - www.andarilhos.org